O Banco Central anunciou o adiamento do lançamento do aguardado “PIX Automático” para 16 de junho de 2025. Inicialmente previsto para outubro de 2024, o PIX Automático permitirá a realização de pagamentos recorrentes, como contas de luz, água, escolas, academias, e condomínios, de forma automática e sem tarifa, em qualquer banco.
Vantagens do PIX Automático
O PIX Automático se destaca por não exigir acordos entre bancos e empresas, facilitando a adesão e a utilização pelos consumidores. Os clientes poderão agendar previamente os pagamentos recorrentes diretamente pelo celular ou computador, sem a necessidade de confirmar com senha a cada transação, e sem custos adicionais para pessoas físicas.
Comparação com o Débito Automático
Atualmente, o débito automático requer parcerias específicas entre empresas e bancos para funcionar. Com o PIX Automático, essa barreira é eliminada, aumentando o alcance e a conveniência do serviço.
Lançamento do PIX Agendado Recorrente
Apesar do adiamento do PIX Automático, o Banco Central confirmou para 28 de outubro de 2024 o lançamento do “PIX Agendado Recorrente”. Esta modalidade será utilizada para transferências entre pessoas físicas, como pagamentos de aluguel, serviços de personal trainer, diarista e terapeuta. Diferentemente do PIX Automático, que é destinado a pagamentos de pessoas jurídicas, o PIX Agendado Recorrente visa facilitar as transações entre indivíduos.
Créditos: Lais Carregosa, g1 — Brasília
Cliente Já Pode Transferir Dívida Do Cartão De Crédito Para Outra Instituição Com Condições Mais Vantajosas. Leia aqui!