Cartão de crédito pode chegar o fim em 2025 após declaração do presidente do Banco Central

PIX no crédito: entenda como essa inovação pode substituir o cartão de crédito e transformar os pagamentos a partir de 2025.
Fim do cartão de crédito

Muito utilizado pelos brasileiros especialmente para compras a longo prazo, o cartão de crédito é uma alternativa de pagamento para quem não pode arcar com o custo integral de alguma compra. No entanto, a chegada de novos formatos de pagamento tem colocado o cartão de crédito em risco.

Atualmente, o método de pagamento mais utilizado pelos brasileiros é o PIX. Com a garantia de pagamentos instantâneos, ele permite uma maior praticidade. Inicialmente, os pagamentos eram realizados utilizando apenas o dinheiro presente na conta bancária do cidadão.

No entanto, de acordo com a especialista do FDR, Laura Alvarenga, agora também já é possível realizar PIX utilizando a função de crédito. Porém, a novidade está restrita para algumas instituições bancárias que disponibilizam a vantagem para os seus clientes.

Em breve, a função de crédito poderá se tornar nativa do PIX. De acordo com o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, a expectativa é de que a novidade fique disponível a partir do fim de 2025. Com a mudança, segundo o presidente do Banco Central, não será mais preciso o uso do cartão.

LEIA TAMBÉM: Novas Regras para Adesão ao Pix a Partir de 2025

“Não precisaria mais ter o cartão, você poderia fazer a função cartão de crédito direto com o banco”, afirmou em entrevista para o Jornal Folha de S. Paulo.

Entenda como poderá funcionar o PIX no crédito:

  • A nova modalidade permitirá que o cliente tenha um limite de crédito estabelecido já dentro do próprio PIX;
  • Com isso, ele não precisará solicitar crédito via cartão para ter o recurso disponível;
  • O valor poderá ser usado para pagamentos via PIX, garantindo maior praticidade tanto para o consumidor quanto para o lojista;
  • Atualmente, já é possível realizar esse tipo de pagamento de forma parcelada, diminuindo assim os custos a curto prazo para o comprador;
  • A nova função de crédito no PIX ainda está sendo desenvolvida pelo Banco Central;
  • Por isso, será preciso aguardar até 2025 para ter acesso à ferramenta.

Fonte: /https://fdr.com.br/

Compartilhe

Veja também

Recentes

Sobre o blog

Bem-vindo ao Portal Podcast Contraponto, a extensão digital do nosso popular canal no YouTube, o Podcast Contraponto. Nossa missão é fornecer conteúdo diário e relevante para o mercado de crédito e cobrança, ajudando profissionais a se manterem atualizados e informados.

Criamos este portal com o objetivo de enriquecer a vida dos que atuam nesse setor, oferecendo não apenas informações, mas também a oportunidade de construir relações genuínas. Acreditamos que conexões verdadeiras são fundamentais para o crescimento e desenvolvimento profissional, e esse é o nosso mandamento principal.

No Portal Podcast Contraponto, você encontrará uma vasta gama de conteúdos enriquecedores produzidos por nossos escritores e colunistas, que são as vozes experientes do mercado. Esperamos que aproveite ao máximo o nosso portal e que ele se torne uma fonte essencial de conhecimento e networking para você.

Obrigado por nos acompanhar nessa jornada e por fazer parte da nossa comunidade!

Search

Não vá embora!

Se inscreva em nosso portal para ter acesso aos nossos conteúdos e receba notificação toda vez que um material novo for publicado!